Província do Sagrado Coração de Jesus no Canadá

PROVINCIA SANCTISSIMI CORDIS IESU IN CANADA

Sedes Provincialis:


BASILIAN FATHERS
737 Bannerman Avenue
Winnipeg, MB. R2X 1J9 – CANADA
Tell.: (+1-204) 586-4721; 582-6695

Os inícios da presença da Ordem Basiliana no Canadá remontam ao ano 1902. Desde aquele tempo, ela se desenvolveu progressivamente para um organismo espiritual bem organizado e, apesar das dificuldades e das circunstâncias adversas, destacou-se na história do Canadá por um crescimento rápido e vertiginoso.

            Esse crescimento pode ser dividido em vários períodos: período inicial (1902-1922) período de edificação de mosteiros e organização do desenvolvimento missionário (1922-1931), período de formação da Província canado-americana (1931-1948) e período da divisão dessa Província em duas separadas: a canadense e a americana (1948-1952). A última etapa da Província canadense da Ordem Basiliana de São Josafat pode ser chamada de existência estabilizada (1952-2022).

            O primeiro período histórico da província canadense do Sagrado Coração de Cristo teve início com a vinda dos três primeiros padres basilianos ao Canadá no ano 1902. Particularmente no dia 31 de outubro de 1902 chegaram a Edmonton (Alberta) os três primeiros basilianos: padre Platonid Filas, padre Sozonte Didek e padre Antonio Strotskey, e um ano depois vieram mais dois padres missionários: padre Mateus Hura e padre Naucrácio Kryzhanovskey. Esse quinteto missionário brasiliano conduziu um árduo trabalho missionário e pastoral, sem nenhuma ajuda ao longo de 20 anos (1902-1923).

            Um novo período de desenvolvimento da Ordem Basiliana de São Josafat no Canadá teve início após a Primeira Guerra Mundial e abrange o espaço entre os anos 1922-1923. Nesse período, o número de missionários basilianos no Canadá cresce lenta mas constantemente. Esse crescimento tornou-se possível graças a dois fatores: a chegada de novas forças das províncias basilianas da Europa e a abertura de seu próprio noviciado e da casa de estudos. Assim, no dia 6 de agosto de 1931, a Missão Basiliana no Canadá tornou-se a autônoma Província Canadense-Americana com seu próprio Superior Provincial e governo provincial. Sob a competente direção do primeiro enérgico Superior Provincial, padre N. Kryzhanovskey, a jovem província acelerou seu rápido crescimento. Mas a maior contribuição ao desenvolvimento da Província Canadense-Americana nos anos 30, a partir de 1932, foi o noviciado e a casa de estudos em Mundare, o coração da Província.

            No ano de 1932, é ordenado sacerdote Teodósio Dobko, o primeiro fruto do noviciado em Mundare e, seguindo os seus passos, todos os anos são ordenados novos sacerdotes basilianos.

            No decorrer dos anos 1934-1938, o número de membros da Província chegou a 90. Nos anos 1941-1942 esse número cresceu para 119 e nos anos 1944-1945 chegou a 124. Após a Segunda Guerra Mundial, a Província Canadense-Americana recebeu membros que procediam de outras províncias, na sua maioria da Ucrânia. No Canadá e Estados Unidos, os recém-chegados basilianos foram engajados nas obras missionárias, educacionais e editoriais. Assim, a Província Canadense-Americana contava, nos anos 1947-1948, 153 membros.

            Graças às novas forças que provinham da Europa e do próprio noviciado, o campo de trabalho se ampliou tanto que surgiu a necessidade de criar uma nova província, ou antes, dividir a Província Canadense-Americana em duas distintas. Isso teve lugar aos 23 de julho de 1948: foi criada a Província Americana com sede em Nova York e Província Canadense com sede em Edmonton. Logo a sede do Superior Provincial foi transferida para Winnipeg. A Província Canadense recebeu então a denominação de Província do Sagrado Coração de Cristo, obtendo o status jurídico como “The Order os Saint Basil the Great in Canada” (Ordem de São Basílio Magno no Canadá). Convém registrar também que, após a divisão em duas províncias separadas, Canadá dispensou não poucos seus membros para a nova Província Americana. No ano 1949, o total de basilianos no Canadá somava 96 membros.

            Dessa breve estatística vemos que a Ordem Basiliana no Canadá crescia constantemente e se desenvolvia harmoniosamente. As necessidades da Igreja católica ucraniana no Canadá exigem novos operários, tanto do clero eparquial como do religioso. Impede-o a grande falta de vocações.

            Hoje, a Província Canadense dos Basilianos de São Josafat possui suas casas em Edmonton, Mondare (Alberta) e Ontário. A casa provincial encontra-se em Winnipeg (Manitoba). A província conta também com residências em Vegreville, Vancouver (British Columbia) e em Tornhill.

            Os religiosos da Província do Sagrado Coração de Cristo exercem suas atividades nos limites da Igreja sui iuris – Igreja Greco-Católica Ucraniana. No momento conta com em torno de 30 membros, que dirigem retros, ação pastoral nas paróquias, difundem o Evangelho pela palavra escrita e por transmissões radiofônicas.