BISPOS

Dom Volodemer Jusczak

Bispo eparca de Wroclav-Koszalinskey

            Dom Volodemer Jusczak nasceu aos 19 de julho de 1957 em Lihnetsi, Polônia. Concluiu o ensino fundamental no ano de 1972 em Rossohata e nesse mesmo ano iniciou os estudos no liceu ucraniano em Lihnetsi (Polônia). No dia 31 de agosto de 1976 ingressou na Ordem Basiliana, que conheceu durante os estudos na escola primária.

Concluiu os estudos de filosofia e teologia no Seminário Maior em Varsóvia no ano de 1983. Fes os votos religiosos perpétuos no dia 1 de maio de 1983. Recebeu as Ordens presbiterais no dia 28 de maio de 1983 das mãos do arcebispo de Wroclaw, cardeal Henrique Hulbinovich. Após a ordenação, trabalhou na paróquia fundada pelo padre Juliano Gbur em Barstoshetsi e depois na paróquia de Assunah (região de Oltyshen). A partir do ano 1985, o padre Volodemer assumiu o ministério na paróquia de Ostre Bardo.

No ano de 1984, iniciou os estudos na Academia Católica de Teologia em Varsóvia, na faculdade de direito canônico, recebendo no ano de 1990 grau de licença. A partir do ano 1989 exerceu o cargo de mestre de noviços e diretor dos estudantes basilianos. Em 1993 foi transferido ao mosteiro brasiliano em Wengorzevо, exercendo o cargo de pároco e decano do decanato de Olshtyn. No ano de 1994 assumiu o cargo de superior provincial da província brasiliana na Polônia, exercendo ao mesmo tempo as obrigações de pároco em Varsóvia.

Aos 24 de abril de 1999, por determinação do Santo Padre, João Paulo II, foi nomeado bispo de Wroclaw-Gdansk da Igreja Greco-Católica na Polônia. A sua ordenação episcopal teve lugar no dia 19 de junho de 1999 em Wroclaw. O principal ordenante foi o metropolita de Przemysl-Varsóvia, dom João Martyniak.

No dia 25 de novembro de 2020, dia do santo mártir Josafat, arcebispo de Polotsk, a Sé Apostólica comunicou a confirmação pelo Santo Padre, o Papa, da decisão do Sínodo dos Bispo da Igreja greco-católica ucraniana, quanto a reorganização das estruturas da Igreja greco-católica na Polônia. Sobretudo com a divisão dos territórios das duas estruturas eclesiástica de então: da arquieparquia de Przemysl-Varsóvia e da eparquia de Gdánsk-Wroclaw foi criada uma nova unidade eclesiástica, a eparquia de Olsztyn-Gdánsk, com a proclamação imediata do primeiro bispo, Arcádio Trochanowski. Isso levou à mudança da denominação da eparquia de Gdansk-Wroclaw, que desde então começo a se denominar oficialmente como eparquia deWroclaw-Koszalinsk, uma eparquia da Igreja greco-católica ucraniana. Dom Volodemer Iustchak permaneceu como seu bispo titular.


Dom Dionísio Lachovicz

Bispo emérito

O bispo Dionísio Lachovicz nasceu no dia 2 de julho de 1946 em Pombas, município de Itaiópolis, estado de Santa Catarina, eparquia de São João Batista de Curitiba (Brasil). Cumpriu o ensino médio e o noviciado no Seminário dos Padres Basilianos em Ivaí. Perfez o curso de filosofia em Ivaí e a Teologia em Roma. Possui licença em teologia e especialização em filosofia sobre a questão de Deus.

No dia 30 de março de 1970, professou os votos perpétuos na Ordem Basiliana de São Josafat e no dia 8 de dezembro foi ordenado sacerdote. Trabalhou na pastoral e depois por 8 anos foi reitor do Seminário e Instituto de Filosofia em Curitiba, deu aulas de filosofia e teologia em instituições de ensino no Brasil.

No ano de 1991 viajou para a Ucrânia a fim de lá restaurar os estudos de filosofia e teologia da Ordem Basiliana: em 1994 foi nomeado reitor do Instituto Basiliano em Zolotchiv e deu aulas em outros seminários na Ucrânia. No ano de 1996 foi eleito superior geral da Ordem de São Basílio Magno em Roma, cumprindo o seu mandato até o ano 2004. Publicou na Ucrânia vários livros e obras de teor religioso e dois manuais para seminaristas.

Aos 21 de dezembro de 2005 foi nomeado bispo curial do arcebispo maior de Kiev-Halytch. A ordenação episcopal teve lugar no dia 26 de fevereiro de 2006 em Prudentópolis, na igreja paroquial de São Josafat. O ordenante principal foi o arcebispo maior Liubomyr Huzar e os outros bispos participantes na ordenação foram o metropolita de Filadelfia, USA, Stephan Soroka e o bispo eparca de Curitiba, Efraim Krevey.

Em abril do ano 2006 até dezembro de 2008 foi bispo curial do arcebispo maior da Igreja Greco-Católica Ucraniana, diretor da administração curial, responsável pelas comunidades eclesiais nos países onde não havia estruturas da IGCU, administrador da secção de pastoral dos emigrantes, chefe do senado da Universidade Católica Ucraniana. No dia 7 de janeiro de 2009 foi nomeado pelo Santo Padre, Papa Bento XVI visitador apostólico para os ucranianos greco-católicos na Itália e na Espanha.

Desde o dia 9 de junho de 2016, em conexão com o fato de que o Papa Francisco criou um ordenariato próprio para os fiéis das Igrejas Católicas Orientais, que vivem na Espanha e não possuem hierarquia própria, nomeou como Ordinário para esses fiéis o arcebispo de Madrid, Carlos Osorio Sierra, e o bispo Dionísio continuava como visitador apostólico para os ucranianos católicos na Itália.

No dia 11 de julho de 2019, Dom Dionísio foi nomeado pelo Santo Padre Francisco delegado ad omnia do recém-criado Exarcado Apostólico para os ucranianos católicos do rito bizantino, que residem na Itália.

No dia 24 de outubro de 2020, foi nomeado pelo Papa Francisco exarca apostólico para os ucranianos católicos do rito bizantino que residem na Itália. No dia 7 de março de 2025, o Papa Francisco acolheu a renúncia do bispo Dionísio do múnus episcopal, ao atingir o limite de idade, determinado pela Igreja.


Bispo Lawrence Hutsulyak

Bispo metropolita de Winnipeg, administrador apostólico da eparquia de Saskatoon

            O metropolita Lawrence nasceu aos 25 de janeiro de 1951 em Vernon (British Columbia, Canada). Cursou o curso primário e médio nas escolas de Vernon e depois no colégio de São Valdomiro dos Padres Redentoristas em Roblin (Manitoba).

            Lawrence ingressou na Ordem de São Basílio Magno do rito ucraniano em Ottawa e concluiu o noviciado no mosteiro de São Josafat em Glen Cove, New York (1971-1972). Recebeu a ordenação sacerdotal no dia 28 de agosto de 1977. No ano de 1974 concluíu o bacharelado de filosofia na Universidade de Ottawa e completou os estudos de teologia no Pontifício Ateneu Anselmiano em Roma. Estudou Liturgia no Instituto Oriental em Roma, defendendo no ano 1985 a tese de doutorado com o tema “A Santa Liturgia de São João Crisóstomo na Metropolia de Kiev durante a união com Roma (1596-1839)” (orientador: o conhecido jesuíta Robert Taft). Ao publicar o seu trabalho de 1990 na série de edições dos Padres Basilianos “Analecta OSBM”, o padre Lawrence recebeu o grau de doutor (no Pontifício Instituto Oriental).

            Após passar onze anos em Roma, na primavera de 1986 o padre Lawrence retornou ao Canadá e foi nomeado pároco da paróquia ucraniana católica dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo em Mundare (Alberta, 1986-1996). Em setembro de 1996 foi nomeado superior do mosteiro dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo em Mundare e mestre dos noviços. Ao mesmo tempo assumiu o cargo de diretor do museu dos Padres Basilianos, na mesma cidade. Em 1992 ministra o curso de Liturgia Bizantina no Colégio Teológico em Newman (arredores de Edmonton).

            A ordenação episcopal do padre Lawrence foi realizada no dia 2 de abril de 1997, assumindo a cátedra da Eparquia Ucraíno-Católica de Edmonton, Alberta, aos 6 de abril de 1997, na catedral do santo hieromártir Josafat em Edmonton. No dia 9 de janeiro de 2006, o Vaticano comunicou que o Santo Padre, Bento XVI aprovou a decisão do sínodo dos bispos da Igreja Greco-Católica Ucraniana e nomeou o bispo Lawrence (Hutsulyak), OSBM arcebispo metropolita da arquieparquia de Winnipeg (Canadá). A posse na arquieparquia deu-se aos 11 de fevereiro de 2006.

            No dia 28 de abril de 2022, em conexão com a nomeação do bispo Bryan Bauda para Toronto, o metropolita Lawrence Hutsulyak foi nomeado administrador apostólico da eparquia de Sascatoon.


Dom Irineu Bilek

Cônego da basílica pontifícia Santa Maria Maggiore

            Dom Irineu Bilek nasceu no dia 2 de janeiro de 1950 na aldeia de Kniazpil, nos arredores de Dobromyl, ditrito de Lviv, na família de João Bilek e Ana Krentiv. No ano de 1968 ingressou na faculdade de Física da Universidade de Lviv, sendo logo excluído pela sua recusa de ingressar na juventude comunista (“komsomol”). No ano de 1969 entrou novamente na faculdade de Física da universidade de Uzhhorod, da qual foi afastado em 1972 por ser membro da Ordem Basiliana e por manter contatos com o bispo Teodoro Romza.

            Nos anos 1972-1974 cumpriu o serviço militar. Após concluí-lo, renovou a matrícula na faculdade de Física na universidade de Kiev, concluindo-o no ano de 1977. Trabalhou oficialmente como engenheiro no serviço do estado, e na clandestinidade estudou teologia. Em 1978 professou os votos perpétuos e foi ordenado sacerdote pelo bispo Sofrônio Dmyterko.

            Em 1978 professou os votos perpétuos e foi ordenado pelos bispos Sofrônio Dmyterko, João Semedi e João Margitych. Aos 15 de agosto de 1989 foi nomeado bispo auxiliar da eparquia de Ivano-Frankivsk. Nos anos 1980-1994: foi reitor do Instituto Teológico-Catequético de Ivano-Frankivsk. No outono de 1994 até o verão de 1996 aprofundou-se em teologia, defendendo uma tese de mestrado. Aos 19 de novembro de 2000 foi nomeado bispo da Eparquia de Buchach.

            Aos 28 de julho de 2007, o Santo Padre, Bento XVI nomeou o bispo Irineu Bilek, OSBM cônego da Basílica Santa Maria Maggiore. Aos 9 de junho de 2015, em reconhecimento pelas suas atividades entre os italianos foi agraciado com o diploma de comandante de honra e com a medalha da Ordem do Santo Sepulcro de Jerusalém.


Dom Paul Patrick Khomnytskey

Eparca de Stamford

            Nasceu aos 9 de maio de 1954 de 1954 em Vancouver (British Columbia, Canadá). Concluiu o ensino médio em Vancouver e frequentou a Universidade da British Columbia, defendendo o bacharelado com a especialização “A atividade comercial”. Posteriormente trabalhou como contador.

            Aos 13 de novembro de 1982 ingressou no noviciado da Ordem Basiliana de São Josafat em Glen Cove (nos arredores de Nova York). Professou os votos perpétuos no dia 1 de janeiro de 1988 em Roma. Foi ordenado presbítero por Dom Jerônimo Chimyi, no dia 1 de outubro de 1988 na igreja Nossa Senhora do Patrocínio em Vancouver.

            Estudou filosofia no Pontifício Ateneu de Santo Anselmo e teologia na Universidade Gregoriana em Roma, defendendo em 1990 o bacharelado de teologia. De 1990 a 1991 foi coadjutor na igreja dos santos Pedro e Paulo em Mundare (Alberta); nos anos 1991-1992 foi pároco nas localidades de Lemon, Star Peno, Scaro. Em 1994 foi coadjutor na igreja dos Santos Pedro e Paulo em Edmonton; nos anos 1994-199 foi pároco da igreja da Santa Mãe de Deus em Vancouver; nos anos 1997-2000 foi superior do mosteiro dos santos Pedro e Paulo e pároco da igreja dos Santos Pedro e Paulo em Mundare. Nos anos 2000-2002 foi superior do mosteiro de São Basílio Magno em Edmonton; nos anos 2002-2002 foi pároco da catedral de Basílio Magno em Edmonton.

            No dia 11 de junho de 2002, na catedral de São Basílio Magno em Edmonton, foi nomeado bispo da Igreja Greco-Católica ucraniana, com o título de bispo da sé episcopal de Buffalo e nomeado exarca apostólico para os ucranianos católicos da Great Britain (principal ordenante: Dom Liubomyr Husar, co-ordenantes; metropolita Michael Bzdel e o bispo Lawrence Hutsulyak

            No dia 16 de junho de 2002, na Great Britain teve lugar a investidura do bispo Paul Patrick na sede do exarcado.  No dia 3 de janeiro foi nomeado eparca de Stamford (USA). Foi conduzido à sede da eparquia de Stamford aos 20 de fevereiro de 2006.


Dom Volodemer Koubetch

Arcebispo e metropolita de Curitiba

            Dom Volodemer Koubetch nasceu aos 27 de março de 1953 na localidade de Mandaguaçu (Paraná, Brasil). Ao longo dos anos 1966-1970 cursou o ginásio no Seminário São José dos Padres Basilianos em Prudentópolis (Paraná).

            No dia 28 de janeiro de 1971 ingressou no noviciado dos Padres Basilianos em Ivaí. No dia 11 de fevereiro de 1973 professou os votos temporários. Nos anos 1976-1978 cursou filosofia no Studium OSBM em Curitiba. No dia 16 de agosto de 1978 professou os votos perpétuos no mosteiro brasiliano em Curitiba. Entre os anos 1978 e 1981 cursou teologia no Pontifício Ateneu Anselmiano em Roma. Aos 12 de abril de 1981 foi ordenado diácono (ministro: arcebispo Myroslav Marusyn). Aos 6 de dezembro de 1981 recebeu as ordens presbiterais (ministro: Dom Efraim Krevey).

            Atividades pastorais e educacionais:

Anos 1982-1983: coadjutor na paróquia de Ivaí.

Anos 1983-1988: coadjutor na paróquia São Josafat em Prudentópolis, professor e diretor espiritual no Seminário São José em Prudentópolis.

Anos 1989-1990: professor no Studium OSBM em Curitiba.

Anos 1990-1991: pároco da paróquia em São Paulo.

Anos 1991-1996: diretor do Apostolado da Oração, professor no Studium OSBM, diretor do Studium OSBM.

A partir do ano 1993: professor de teologia no Studium Theologicum em Curitiba.

Ano 1993: recebeu o diploma de licença de teologia moral na universidade em São Paulo.

Anos 1996-2000: coadjutor na paróquia de Ponta Grossa; consultor da Cúria Provincial dos Padres Basilianos.

A partir do ano 2000: exerceu atividade pastoral nas localidades de Antônio Olinto, Campina, Santos Andrade, Mico Magro e São João.

            No dia 10 de dezembro de 2003, foi nomeado pelo Santo Padre, Papa João Paulo II bispo coadjutor da eparquia ucraniana de São João Batista em Curitiba. No dia 21 de março de 2004: recebeu as ordens episcopais na catedral São João batista em Curitiba. Ordenante principal: Sua Beatitude, cardeal Liubomer Huzar.

            No dia 13 de dezembro de 2006, Sua Santidade, Papa Bento XVI nomeou Dom Volodemer bispo eparca de Curitiba. A entronização ocorreu no adia 7 de fevereiro de 2007, na catedral de São João Batista em Curitiba.

            No dia 12 de maio de 2014, a eparquia de São João Batista em Curitiba foi promovida a Arquieparquia Metropolitana e o bispo Volodemer foi nomeado seu primeiro arcebispo metropolitano.

            No dia 15 de julho de 2014, dia do isoapóstolo São Valdomiro, segundo o novo calendário, na arquicatedral de São João Batista teve lugar a entronização do arcebispo e metropolita Volodemer, realizada durante a visita pastoral ao Brasil de Sua Beatitude, Padre e Chefe da Igreja greco-católica ucraniana.


Dom Meron Mazur

Bispo da eparquia da Imaculada Conceição da Santíssima Mãe de Deus da Igreja greco-católica com sede em Prudentópolis (Brasil)

            Dom Meron Mazur nasceu aos 5 de fevereiro de 1962 na cidade de Prudentópolis (estado do Paraná, Brasil). Concluíu o ensino médio no Seminário São José em Prudentópolis, após o que, no dia 7 de fevereiro de 1979, ingressou na Ordem de São Basílio Magno. No dia 10 de fevereiro de 1981, após a conclusão do noviciado, emitiu os primeiros votos na Ordem.

            Cursou e concluiu o ensino médio e o curso de filosofia no Seminário São Basílio no Batel (Curitiba). No ano de 1986 foi orientado para estudar teologia em Roma, no Pontifício Ateneu Anselmianum, onde no ano de 1989 conquistou o grau de bacharel em Teologia e, no ano de 1992, o grau de licenciatura em pedagogia no Instituto Salesiano.

            No dia 1º de janeiro, em Roma, professou os votos perpétuos e daí em Prudentópolis recebeu a ordenação presbiteral (ordenante: Dom Efraim Krevey, OSBM).

            Padre Meron exerceu diversas atividades pastorais, e também exerceu o magistério como professor. Foi superior e reitor nos institutos basilianos em Prudentópolis e Curitiba. Foi superior no Seminário São Basílio em Curitiba.

            Em julho de 2004, padre Meron foi nomeado superior provincial da Ordem Basiliana no Brasil. Aos 21 de dezembro de 2005, o Papa Bento XVI nomeou o padre Meron bispo coadjutor da eparquia ucraíno-católica de São João Batista em Curitiba (Brasil), bispo titular de Simittu. No dia 26 de fevereiro de 2006, em Prudentópolis, na igreja do santo hieromártir Josafat deu-se a ordenação episcopal de Dom Meron. O ordenador principal foi Dom Liubomyr Huzar e os co-ordenadores  foram o arcebispo metropolita Stephan Soroka e Dom Efraim Krevey, eparca de Curitiba.

            No dia 12 de maio de 2014 foi criada a nova Eparquia da Imaculada Conceição da Santíssima Mãe de Deus em Prudentópolis, como sufragânea da Metropolia de São João Batista em Curitiba, e Dom Meron foi nomeado como o seu primeiro bispo eparquial. No dia 13 de julho de 2014, teve lugar na catedral da Imaculada Conceição em Prudentópolis a entronização de Dom Meron como bispo eparca da eparquia Imaculada Conceição oficiada por Dom Sviatoslav arcebispo-mór da Igreja Greco-Católica, por ocasião de sua visita pastoral no Brasil.


Dom Demétrio Hryhorak

Bispo eparca de Buchach

            Dom Demétrio Hryhorak nasceu no dia 1 de janeiro de 1956 em Ivano-Frankivsk, na família de Demétrio e Aba Prypkhan. Nos anos 1963-1973 concluiu o ensino médio na cidade de Ivano-Frankivsk. No ano de 1973 ingressou no Instituto de Petróleo e Gás de Ivano-Frankivsk, concluindo-o no ano de 1978, obtendo o diploma de engenheiro mecânico. Trabalhou em várias empresas de Ivano-Frankivsk como engenheiro construtor.

            No dia 14 de outubro de 1989 entrou oficialmente na Ordem de São Basílio Magno. No dia 7 de janeiro de 1990 teve lugar a vestição monástica na igreja do mosteiro de Zólotchiv. Perfez o primeiro noviciado “legal” em Hoshiv e Krekhiv nos anos 1990-1991. Nos anos 1991-1996 estudou no seminário dos Padres Basilianos e depois concluiu o Instituto Teológico-Catequético de Ivano-Frankivsk.

            Recebeu as Ordens do diaconato no dia 21 de setembro de 1992, e as Ordens de presbiterado no dia 25 de outubro do mesmo ano (bispo ordenante: Dom Sofrônio Dmyterko).

            Nos anos 1992-2008 exerceu atividades no mosteiro e na paróquia do Cristo Rei na cidade de Ivano-Frankivsk: foi ecônomo no mosteiro e diretor espiritual das Irmãs da Divina Misericórdia. Em seguida foi superior do mosteiro basiliano de Pohónia, distrito de Tysmenytsk. Instituiu o serviço de capelania no presídio de Ivano-Frankivsk, foi também diretor espiritual do grupo juvenil de oração. Foi também enviado para o trabalho missionário em Volínia, exercendo-o também nas paróquias de Volodymyr Volynskyi, Lutsk e outras.

            Em seguida foi nomeado superior do mosteiro e pároco da igreja de São Basílio Magno em Lutsk. Iniciou a construção do complexo das acomodações do mosteiro e da igreja.

            No dia 28 de julho de 2007, o Papa Bento XVI nomeou o padre Demétrio administrador apostólico da eparquia de Buchach. No dia 23 de julho ele foi comunicado oficialmente que o Santo Padre Bento XVI deu a sua aprovação canônica à decisão do Sínodo dos Bispos da Igreja Greco-Católica Ucraniana que acolheu a decisão de nomear o padre Demétrio administrador apostólico da eparquia de Buchach. A sagração episcopal deu-se no dia 18 de setembro de 2011 na catedral dos santos apóstolos Pedro e Paulo em Chortkiv (distrito de Ternopil). A ordenação episcopal foi cumprida por Sua Beatitude Sviatoslv (Schevtchuk), Cabeça da Igreja Greco-Católica Ucraniana. Os bispos co-ordenantes foram Dom Basílio (Semeniuk), bispo da eparquia de Ternopil-Zboriv, e Dom Sofrônio (Mudrey), bispo emérito de Ivano-Frankivsk.


Dom Basílio Tuchapets

Exarca de Kharkiv

            Dom Basílio Tuchapets nasceu aos 29 de setembro de 1967 na cidade de Iavoriv, distrito de Lviv, na família de Basílio Tuchapets e Catarina Datsko, recebendo no nascimento o nome de Valdomiro.

            Estudou na escola média de Iavoriv (1974-1982), cursou o SPTU-14 (anos 1982-1986) em Ivano-Frankivsk, concluiu o curso preparatório e o primeiro curso na Faculdade de Arquitetura do Instituto Politécnico de Lviv (anos 1988-1990).

            Aos 10 de novembro de 1986 ingressou na Ordem Basiliana, na então clandestina Província do Santíssimo Salvador na Ucrânia.

            Nos anos 1986-1988 cumpriu o serviço militar no exército socialista soviético. No dia 12 de março de 1989 recebeu a batina na Ordem Basiliana, assumindo o nome religioso de Basílio. Continuou o noviciado a partir de agosto de 1990 no mosteiro de Hoshiv e depois no mosteiro de Krekhiv, sob a direção do padre Teodósio Jankiv. Professou os primeiros votos no dia 6 de outubro de 1991 em Krekhiv, e os votos perpétuos em Zhovkva.

            Nos anos 1991-1997 estudou teologia na faculdade papal (secção São João Batista) em Varsóvia, concluindo-a com o título de mestre. No ano 1998 defendeu na mesma faculdade o trabalho de licenciatura sobre patrologia, com o tema “O ensinamento de Gregório Palamas sobre a oração incessante”. Também frequentou cursos de formação espiritual em Cracóvia nos padres salvatorianos (2001-2002).

            Recebeu a ordenação diaconal no dia 5 de janeiro de 1997 em Ivano-Frankivsk das mãos do bispo Sofrônio Dmyterko, OSBM. No dia 12 de julho de 1997 recebeu do mesmo bispo a ordenação presbiteral na catedral de Ivano-Frankisk.

            Já ordenado, exerceu as seguintes atividades: foi superior e pároco em Zólotchiv (anos 1998-2000), superior e pároco em Krekhiv (2000-2002), pároco em Zhovkva (anos 2002-2005). Foi professor de teologia ascética no Instituto Basiliano de Filosofia e Teologia em Zolochiv e no colégio da Igreja Autocéfala Ortodoxa Ucraniana de Kharkiv (anos 2006-2009). Nos anos 2005-2014) foi superior no mosteiro São Basílio Magno em Kiev. Exerceu também o cargo de ecônomo do mosteiro, coadjutor da paróquia e diretor de retiros. Nos anos 2012-2014 foi vice superior da província do Santíssimo Salvador dos Padres Basilianos na Ucrânia.

            Aos 3 de abril de 2014 foi criado um novo exarcado da Igreja Greco-Católica Ucraniana em consequência da divisão do até então Exarcado de Donetsk-Kharkiv, submetido ao arcebispo de Kiev-Halych. O bispo Basílio foi nomeado primeiro exarca desse exarcado, recebendo o título de “centurião”. A ordenação episcopal aconteceu no dia 21 de maio de 2014 na catedral da Ressurreição de Cristo em Kiev. O ordenante principal foi o Cabeça da Igreja Greco-Católica Ucraniana, sua excelência Myroslav Shevtchuk, e como co-ordenantes os bispos Basílio Medvit e Estêvão Meniok. No dia 1 de junho de 2014 teve lugar na igreja de São Nicolau Taumaturgo em Kharkiv a instauração do bispo Basílio na catedral como exarca de Kharkiv, oficiada por Sua Beatitude Svia9toslav, Cabeça da Igreja Greco-Católica Ucraniana.


Dom Abel Sotchka

Bispo de Nyiregyhaza

            Dom Abel Sotchka nasceu aos 21 de setembro de 1972 na cidade de Vynohrádiv na Ucrânia Transcarpática, na família de Antal Sotchka e Elle Óros, recebendo no nascimento o nome de Antal.

            Cursou a escola primária em Brátovo (anos 1978-1882), a escola média na aldeia de Diácovo (Nevetlenfolu) na Ucrânia Transcarpática onde concluiu o ensino médio completo.

            Aos 14 de setembro de 1995, ingressou na Ordem Basiliana da Província de Santo Estêvão na Hungria. Aos 30 de janeiro recebeu o hábito religioso na Ordem de São Basílio Magno adotando o nome religioso de Abel e, após a conclusão do noviciado, fez os votos temporários aos 30 de janeiro de 1997. Professou os votos perpétuos aos 20 de julho de 2001 em Mariapóc.

            Nos anos 1996-1998 estudou filosofia e, nos anos 1998-2001, cursou a teologia no Colégio Teologico das Ordens Religiosas “Sapiência” em Budapest. Recebeu a Ordem diaconal aos 23 de setembro de 2001 em Nyiregyháza, pelas mãos do bispo Silarda Kerestesha, eparca de Haidugorod.

            Cumpriu os deveres de coadjutor do pároco em Kispest (Budapest) (anos 2001-2002) e superior da casa em Mariapóc (anos 2002-2004). Nos anos 2004-2008 foi protoconsultor, ecônomo e secretário da Província e pároco em Kispest. Nos anos 2008-2012 foi superior provincial da província da Hungria e pároco em Mariapóc. Nos anos 2012-2013 cumpriu serviços no exarcado de Miskolc, como ecônomo do exarcado. Nos anos 2013-2014 cumpriu serviços no mosteiro de Mariapóc, exerceu pastoral em Cantorianós e auxiliar do diretor espiritual no seminário de Nyiergyhaza. Aos 8 de setembro de 2014 foi nomeado “protosinkel” no Exarcado apostólico de Miskolc.

            No ano de 2014 e início de 2015 prestou serviços no mosteiro de Matawan , New Jersey, USA. Ao retornar, continuou o serviço de “protosinkel”, mas já na eparquia de Miskolc, que no dia 20 de março de 2015 o exarcado apostólico de Miskolc foi proclamado eparquia, que se tornou parte da então criada metropolia de Haiduhorod.

            No dia 31 de outubro de 2015 foi nomeado administrador apostólico da sede vacante da eparquia deNyiergyhaza para os católicos do rito bizantino, não como bispo, mas com o direito de participar do Conselho eparquial.

            No dia 12 de dezembro de 2015, na catedral de São Nicolau em Nyiergyhaza, teve lugar a proclamação do decreto de nomeação e tomada de posse como Administrador Apostólico da eparquia de Nyiergyhaza. No dia 10 de fevereiro de 2016, no capítulo da Província de Santo Estêvão na Hungria, o padre Abel Sotchka foi eleito superior provincial daquela Província.

            No dia 7 de abril de 2018, o padre Abel foi nomeado bispo eparquial da eparquia de Nyiergyhaza. A ordenação episcopal teve lugar no dia 10 de maio de 2018 na catedral de São Nicolau em Nyiergyhaza. O ordenante principal foi dom Philip Kocij, arcebispo e metropolita de Haiduhorod, e os co-ordenantes foram o arcebispo Ciril Vasil, secretário da Congregação para as Igrejas Orientais, e o bispo AtanásioOros, eparca de Hishkl. Nesse mesmo dia teve lugar a entronização do bispo Abel  na eparquia de Nierad.