Em Roma foi apresentada uma nova edição sobre o santo mártir Josafat

479

No dia 12 de novembro de 2025, festa do mártir Josafat Kuntsevych, na sede Central da Ordem Basiliana de São Josafat, em Roma, foi apresentada a edição “Bishop, Monk, Saint. The Figure of St. Josaphat in the Heritage of the Uniate Church” (Bispo, Monge, Santo. A Figura de São Josafat na Herança da Igreja Uniata). A obra reúne 24 artigos de estudiosos de várias instituições acadêmicas e culturais da Itália, Lituânia, Ucrânia e Estados Unidos, bem como um catálogo com 134 peças expostas em mostras realizadas na Lituânia e na Itália por ocasião do 400º aniversário de seu martírio.

Participaram do evento: Sigita Maslauskaitė-Mažylienė, Embaixadora da República da Lituânia junto à Santa Sé, Andriy Yurash, embaixador da Ucrânia junto à Santa Sé, representantes do corpo diplomático acreditado junto à Santa Sé, funcionários da Cúria Romana, pessoas consagradas a Deus, estudiosos e convidados.

Inicialmente, o padre Robert Lisseiko, Protoarquimandrita da Ordem de São Basílio Magno, e a Sra. Sigita Maslauskaitė-Mažylienė proferiram palavras de boas-vindas. Em seguida, o padre Nicola Agnoli, funcionário do Dicastério para as Igrejas Orientais, transmitiu os cordiais cumprimentos do prefeito do Dicastério, cardeal Claudio Gugerotti. Ele enfatizou que a vida e a morte por martírio de São Josafat expressam os esforços em prol da Igreja e a fecundidade da tradição cristã.

Em seguida, três estudiosos que participaram ativamente na preparação do livro sobre São Josafat, apresentaram os diferentes aspectos da publicação.

Em particular, Rita Pauliukeviciute, diretora do Museu do Patrimônio Eclesiástico e chefe do departamento de registro e restauração de valores eclesiásticos da Arquidiocese de Vilnius, contou que o livro tem como base três exposições ocorridas em 2023 – na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, no Museu do Patrimônio Eclesiástico de Vilnius e na biblioteca da Universidade de Vilnius. “Ficamos fiéis à missão do museu: coletar e documentar o patrimônio material para que vocês pudessem ver com seus próprios olhos pelo menos alguns fragmentos da realidade da vida de São Josafat”, enfatizou Rita.

Ela contou que a primeira parte do livro contém artigos científicos sobre a herança litúrgica da Igreja Unida. A segunda parte da publicação é dedicada à Ordem Basiliana, em particular aos locais do ministério de São Josafat. A terceira parte, a mais extensa, segundo Rita, apresenta os acontecimentos que se seguiram à morte por martírio de São Josafat – incluindo a história de sua beatificação (1643) e canonização (1867), – traçando assim sua veneração até os dias de hoje. “No processo de criação deste livro e das exposições, descobrimos uma nova visão de Vilnius: o santo esquecido da cidade tornou-se de repente uma de suas figuras centrais – não apenas historicamente, mas também espiritualmente, hoje”, compartilhou a diretora do Museu do Patrimônio Eclesiástico.

Em seguida, Mintautas Čyrinškas, professor do Instituto de Literatura e Folclore Lituano, dirigiu-se aos presentes. Ele compartilhou que seu contato com a Igreja Uniata ocorreu durante a redação de sua tese de doutorado sobre as primeiras biografias criadas no Grão-Ducado da Lituânia. “O conjunto de biografias da Igreja Uniata, escritas no século XVII, o primeiro século da União, é um fenômeno excepcional, cuja singularidade pode ser comparada, por exemplo, à rica tradição biográfica dos jesuítas”, – observou o estudioso. Além disso, ele falou sobre outras biografias de São Josafat, descritas na nova edição.

A próxima palestrante foi Ona Dilitė-Čiurinskienė, pesquisadora sênior do Departamento de Literatura Antiga do Instituto de Literatura e Folclore Lituano (LLTI) e professora associada do Departamento de Filologia Clássica da Faculdade de Filologia da Universidade de Vilnius. Em sua apresentação, ela falou sobre uma parte importante e ainda pouco estudada do patrimônio literário relacionado a São Josafat: – a poesia sobre seu martírio. A palestrante apresentou vários exemplos de poesia sobre a morte por martírio de São Josafat, nos quais suas virtudes são glorificadas.

Nesse dia, os religiosos basilianos e os estudiosos que participaram da publicação do livro “Bispo, monge, santo. A figura de São Josafat na herança da Igreja Unida”, participaram da Audiência Geral com o Santo Padre, onde lhe falaram sobre o mártir Josafat e lhe ofereceram a nova edição.

“A liturgia de hoje celebra a memória do santo bispo Josafat, mártir por sua incansável dedicação à unidade da Igreja. Encorajo cada um a tomar consciência dos dons da graça recebidos, para torná-los acessíveis à comunidade”, – disse o Papa Leão XIV, dirigindo-se aos 40 mil presentes que compareceram à audiência Geral.