Peregrinação de jovens das paróquias basilianas a Hoshiv

89

A peregrinação deste ano ao mosteiro de Hoshiv foi uma verdadeira festa de fé, oração e unidade dos jovens. Durante cinco dias, de 19 a 23 de agosto, mais de 120 rapazes e moças de diferentes comunidades cristãs, que atuam nos mosteiros basilianos, se reuniram para, em oração e comunhão, tocar a fonte da força espiritual.

A atmosfera da peregrinação lembrou que a juventude não é apenas o futuro, mas também o presente da Igreja: viva, inspirada, capaz de mudar o mundo ao seu redor com amor e fé.

Nos dias 23 e 24 de agosto, as celebrações, as orações e a sincera comunicação continuaram em Jasna Hora, em Hoshiv. A Liturgia vespertina foi presidida pelo padre Provincial Yosyf Kralka, OSBM.

Em seguida, os corações dos jovens se uniram em adoração ao Senhor, conduzida pelo padre Pavlo Dolishnyy, OSBM. Em silêncio, todos refletiram sobre a sua vocação e seu lugar na vida de acordo com o desígnio de Deus.

O ponto alto da peregrinação e da romaria foi a Liturgia Divina, no Dia da Independência da Ucrânia, presidida pelo bispo Mykola Semenyshyn, bispo auxiliar da Arquieparquia de Ivano-Frankivsk.

O pregador dirigiu uma mensagem especial aos jovens que vieram à Nossa Senhora de Hoshiv. Ele lembrou as palavras do metropolita André Sheptytskyj, a quem foi dedicada a peregrinação deste ano: “O metropolita André amava muito as crianças e os jovens, dirigindo-se a eles de maneira especial. A primeira coisa que ele incentivava os jovens a fazer era adquirir conhecimento e estudar bem. “Afinal, vocês são o nosso presente e o nosso futuro. Ele exortava a pedir a sabedoria de Deus para que, daquilo que sabem, eles pudessem distinguir: o que é bom do que é mau. Portanto, usem o vosso conhecimento para a glória de Deus, para o vosso bem e para o bem da nossa pátria, a Ucrânia. Prestem atenção também a outra coisa que o Metropolita enfatizou – vivam nos Santos Sacramentos, pois é neles que nos unimos a Cristo”.

Após a Liturgia o Bispo Mykola presidiu a celebração (panachyda) em memória de todos os defensores e defensoras ucranianos mortos e consagrou uma nova cruz memorial em homenagem aos soldados mortos da região de Dolyna.

Durante a peregrinação e a romaria, os participantes tiveram a oportunidade de se conhecerem melhor, compartilharem experiências de vida e descobrirem novas perspectivas de crescimento espiritual. Isso foi facilitado pelas orações em comum, ensinamentos, jogos e canções ao som de guitarra ao redor de uma grande fogueira.

Que os frutos desta romaria tragam alegria à vida cotidiana e novas vitórias espirituais.

Fonte: osbm.in.ua