Retiro anual para os religiosos das Províncias do Brasil e Argentina

313

De 14 a 18 de julho de 2025, na Província de São José, no Brasil, e na Província da Imaculada Conceição da Santíssima Virgem Maria, na Argentina, realizou-se o retiro anual para os religiosos.

Na Argentina, os retiros anuais foram realizados no mosteiro da Santíssima Trindade, em Apóstoles. O retiro foi conduzido por Pe. Stepan Vonsik, OSBM, religioso da Província de São José, no Brasil, que convidou os presentes a refletir sobre o aprofundamento da virtude da esperança como luz e apoio na vida sacerdotal e consagrada.

Segundo o diácono Nicolau Ostapchuk, OSBM, um dos participantes do retiro, a semana foi um tempo de oração, reflexão e fraternidade, em que o Senhor renovou os corações de seus servos, para que o fogo da esperança continuasse a arder em cada vocação: “A esperança não nos envergonha, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo” (Rm 5,5).

Na Província do Brasil, os retiros foram conduzidos pelos religiosos basilianos Edilson Homenchuk e Antônio Roik. Em particular, o padre Edilson conduziu os retiros para os irmãos noviços e os irmãos estudantes que estudam na Faculdade São Basílio Magno (FASBAM), instituição de ensino superior na cidade de Curitiba, que, sob a tutela dos Padres Basilianos, oferece cursos de filosofia e outros estudos de pós-graduação. Segundo os participantes dos retiros, que se realizaram no mosteiro basiliano da Assunção da Santíssima Virgem Maria em Ivaí, foram dias marcados pelo silêncio, pela oração e reflexão sobre a palavra de Deus.

Por sua vez, o padre Antônio conduziu um retiro para outros religiosos da Província no mosteiro basiliano da Sagrada Família, em Iracema. Guiados pela luz do Espírito Santo e inspirados pelo carisma da Ordem Basiliana de São Josafat, os presentes renovaram o seu zelo missionário e a sua esperança em Cristo.