Província São Nicolau na Ucrânia Transcarpática

PROVINCIA SANCTI NICOLAI IN UCRAINA

Sedes Provincialis:

с. Малий Березний
вул. Центральна, 156
Великоберезнянський р-н
89040 Закарпатська обл. – UKRAINE
Tel.: (+38-031-35) 31-414
E-mail: [email protected]
 Web: osbm.org.ua

A vida religiosa na Ucrânia Transcarpática, desde seus inícios, desenvolvia-se segundo as Regras de São Basílio Magno. Após a reforma e reunificação dos mosteiros ucraíno-bielorussos em uma só Ordem Basiliana sob a guia do metropolita José Veliamyn Rutskey e de São Josafat, os religiosos da Ucrânia Transcarpática acolheram as Regras de Rutskey

            No ano 1733 teve lugar a reunificação dos mosteiros da Ucrânia Transcarpática: de Mukacevo, Berezniak, Imstychiv, Krasnobrodiv, Zaritchiv em uma só Província. No ano 1920, teve início a reforma dos mosteiros basilianos na Ucrânia Transcarpática, conduzida pelos basilianos de Halytchyná. Após a conclusão da reforma, a Congregação para as Igrejas Orientais, pelo decreto de 2 de abril de 1932, criou canonicamente a Província Basiliana da Ucrânia Transcarpática, sob a denominação de “Província de São Nicolau”. Após a saída dos subterrâneos da Igreja Greco-Católica, devido à falta de número suficiente de religiosos e dificuldades de organização, no ano de 1992, os mosteiros da Província da Ucrânia Transcarpática foram subordinados ao Superior Provincial da Província do Santíssimo Salvador na Ucrânia. Aos 25 de outubro de 2008, pelo decreto do Superior Geral da Ordem Basiliana, a Província de São Nicolau na Ucrânia Transcarpática foi restaurada.

            A Província conta com 5 sedes religiosas que se encontram no território da Ucrânia Transcarpática. Os mosteiros da Província situam-se no território da eparquia sui iuris da eparquia greco-católica de Mukacevo. Além disso, de acordo com o decreto do Superior Geral do ano 2020, o Superior Provincial da Província de São Nicolau fica submetido à Província de Santo Estêvão na Hungria.

            A Província possui um noviciado próprio. As atividades dos membros da Provincia se concentram no serviço pastoral em prol das diversas categorias de idade dos fiéis, e à atividade missionária.