Província da Nossa Senhora do Patrocínio na Polônia

PROVINCIA PROTECTIONIS BEATAE VIRGINIS MARIAE IN POLONIA
Sedes Provincialis:
KLASZTOR OJCOW BAZYLIANOW
ul. Miodowa 16
00-246 Warszawa – POLAND
Tel./Fax: (+48-22) 831-17-59
E-mail: [email protected]
Web: www.bazylianie.pl
No território da atual Província Polonesa da Nossa Senhora do Patrocínio, que hoje abrange toda a Polônia, desde muito tempo (início do século XVII) existiam mosteiros basilianos, que em diversos períodos pertenciam a diversas estruturas administrativas basilianas: arquimandria de Supral, Congregação lituana e posteriormente à Província da Santíssima Trindade, à antiga Província russiana da Proteção de Nossa Senhora, à província de Kholm e à província do Santíssimo Salvador da Halytchyná. Nesse territórios havia mosteiros em Zamost, Liublin, Kholm, Cracóvia (Krakiv), Varsóvia, em Peremysl junto à catedral de São João Batista, na Bile Pidlashkij e outros. O mosteiro de Varsóvia foi a última sede brasiliana, fechada no ano 1872 pelo governo soviético russo.
No período entre guerras, os mosteiros de Peremysl (fundado no ano 1913) e Varsóvia (restaurado em 1930) pertenciam à Província do Santíssimo Salvador e, após a guerra, na Polônia pós-guerra, tornaram-se sedes da nova unidade administrativa, a Delegação Basiliana na Polônia, fundada aos 3 de janeiro de 1946. No dia 12 de julho de 1946, a Cúria Geral da Ordem nomeou como primeiro delegado do Superior Geral, o padre Paulo Pushkarskey. Até o ano 1951 pertencia ainda à Delegação o mosteiro em Krystynopil. A sede da Delegação Basiliana na Polônia foi o mosteiro de Varsóvia, de onde os religiosos atendiam outros centros paroquiais e, aos poucos, fundaram algumas novas residências.
Após o ano de 1956, os padres começaram a fazer esforços para a abertura de um noviciado próprio e, enfim, no dia 30 de maio, receberam essa autorização da parte do primaz Stefan Wyszynski. Os primeiros candidatos foram os futuros padres Andrej Szagala e Josafat Ossepanko. Os padres basilianos na Polônia ocupavam-se basicamente com a atividade paroquial, pregavam retiros, eram capelões e confessores nas congregações femininas ucranianas e polonesas. Ao longo dos anos 1981-1989, o delegado do Superior Geral, padre Josafat Romanyk era Vigário Geral para os fiéis de rito oriental nas dioceses de Varsóvia e Posnán (não oficialmente do vicariado norte da Polônia).
No dia 12 de dezembro, a Delegação Basiliana na Polônia foi elevada ao nível de Vice-Província sob o título de “Proteção da Santíssima Mãe de Deus” e, no ano 2005 se tornou Província. Com o início do renascimento da Igreja e da Ordem Basiliana nos outros países da Europa central no início dos anos 1990, os mosteiros basilianos na Polônia tornaram-se também sedes de estudos para os estudantes basilianos da Ucrânia, Romênia e Eslováquia e alguns padres da Polônia se transferiram sobretudo para a Ucrânia, a fim de ajudar na restauração da Província do Santíssimo Salvador.
Com o ano de 2023, a Província da Proteção da Santíssima Mãe de Deus reuniu três mosteiros em Varsóvia, Peremysl e Vengozhev e uma residência em Kentzen. Os basilianos da Província atendem seis paróquias em Varsóvia, Vengozhev, Kentzhen, Kruklank, Guizhytsk, Assuny e Baniakh Mazurski. A sede do superior provincial é o mosteiro da Assunção da Santíssima Mãe de Deus em Varsóvia.

