Delegação de São Josafat em Portugal

Rua Armando Cortez 6,

2690-538 Santa Iria de Azoia, Loures,

Distrito de Lisboa,

Portugal

A permanente atividade pastoral dos padres basilianos em Portugal foi iniciada pelo padre Josafat Koval, OSBM, que chegou a Lisboa, encarregado pelos superiores e a pedido do patriarca de Lisboa, aos 22 de fevereiro de 2001. No dia 27 de setembro de 2001 ele recebeu a ajuda do padre Natanael Harassym. A partir de 28 de setembro de 2001 iniciou suas atividades em Portugal o padre Vidal Klemczuk, e desde o ano de 2002 também o padre BonifácioZaluski. Depois desses, exerceram o trabalho pastoral em Portugal outros sacerdotes basilianos. Em duas décadas o número de padres basilianos aumentou e no momento trabalham aqui 8 sacerdotes provenientes de três províncias da Ordem.

            Com o decreto Nº 100/21 do dia 27 de maio de 2021, o Superior Geral, padre Genésio Viomar, OSBM, fundou a Delegação de São Josafat da Ordem Basilians de São Josafat em Portugal. A essa Delegação pertencem, para um dado prazo, duas sedes religiosas, fundadas algum tempo antes em entendimento com as autoridades eclesiásticas: o mosteiro de São José, no território do patriarcado de Lisboa, e a residência de São Gabriel Arcanjo, no território da diocese de Leiria-Fátima.

            A fundação das duas sedes e da delegação é consequência legal de mais de 23 anos de trabalho ininterrupto dos religiosos basilianos em Portugal e, ao mesmo tempo, de um desenvolvimento ininterrupto das instituições religiosas, em vista do cultivo cada vez melhor da vida comunitária, do crescimento espiritual, o cumprimento de sua missão e serviço dos religiosos, e a devida coordenação de sua cooperação, e também para o bem espiritual para a condução dos fiéis a eles confiados, sobretudo da Igreja greco-católica ucraniana.